Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Projetos de 2021

[219] Automatic Irrigator Evolution

Gustavo H. S. Cunha; Lucas M. Pereira; Matheus G. Zaccarias

O Automatic Irrigator Evolution é um produto que visa poupar o tempo das pessoas de ficarem acordando cedo para molhar suas plantas. Utilizando água da chuva que escoa das calhas para isso e para sua fonte de energia é necessário pilhas ou baterias.

 

[205] Banho Sustentável: otimização de recursos com microcontroladores

André L. F. Arruda; Gustavo C. S. Godoy; Pedro H. S. Mesquita

O seguinte projeto utiliza de microcontroladores para monitorar e impedir o mal uso de recursos durante o banho com chuveiro elétrico, em função da atual crise energética e hídrica no país. Nota-se que o uso do sistema pode causar economias significativas, beneficiando o consumidor.

 

[213] BIDV (Bengala Inteligente para Deficientes Visuais)

Fernanda M. Egawa; Francesco Z. Coppola; João V. A. Corrêa

Com o avanço e auxílio da tecnologia, e diversas pesquisas, desenvolvemos um protótipo de uma bengala otimizada para o uso de deficientes visuais, a BIDV. Sabendo que os deficientes visuais enfrentam diversos desafios ao se locomover pelas cidades.

 

[216] CAC – Central de Análise de COVID

Alexia T. S. Solto; Gabriel J. Santos; Gustavo M. Cardoso

O CAC é um projeto que consiste na utilização de um totem que afere a temperatura e leitura da carteira de vacinação. O intuito é diminuir a necessidade de contato pessoal, baratear e automatizar o a entrada de indivíduos em ambientes públicos.

 

[230] CLEF Master: uma aventura musical – jogo para ensino de teoria musical

Igor G. Pellegatti; Luiz C. Souza; Pedro T. Santos

O projeto trata-se de um jogo com o fim de ensinar teoria musical. Sua motivação é a dificuldade de aprendizado do tema, que é complexo. Descobriu-se, no resultado, que é possível integrarem-se jogatina e ensino dinamicamente, viabilizando outros projetos de mesmo propósito nessa e em outras áreas.

 

[199] DEC Dispositivo Elétrico Conectado

Arthur L. Costa; Gabriel N. Pereira; Mateus W.R. Cunha

Neste trabalho, foi realizada a construção de um dispositivo capaz de controlar qualquer eletrodoméstico a partir de um celular. A principal motivação para esse projeto foi aprender a utilizar o Arduino e a programação de aplicativos para o sistema operacional Android.

 

[232] Dispenser automático de álcool em gel para escolas públicas

João V. S. Leite; Matheus de M. Soares

O trabalho visa aumentar a segurança disponibilizada para os frequentadores das escolas públicas, evitando o contato de alunos e colaboradores ou com um objeto em comum. Trata-se de um sistema descomplicado acionado à distância que lê a temperatura e reduz o desperdício de álcool em gel.

 

[225] Dispositivo Anticolisão

Bryan R Bento; Leonardo F Villanova; Sergio Eduardo R Junior

Pode-se afirmar que muitas pessoas têm dificuldade em estacionar seus carros (por vezes colidem contra um objeto) devido ao tamanho limitado das vagas, por essa dificuldade foi desenvolvido um dispositivo que evita essa colisão utilizando a plataforma do Arduino, sensores e um dispositivo sonoro.

 

[223] Fogão Inteligente

Cleverson A Batista; Edvaldo G Costa; Josias Oliveira

O projeto Block Fire é voltado para aumentar a segurança residencial e industrial. É um sistema instalado nos fogões. O sistema consiste na detecção de gás/fumaça, emitindo um alerta sonoro e bloqueando o sistema de alimentação de gás. Eliminando risco de explosão e intoxicação.

 

[204] Geladeira Inteligente

José E. D. S. Rodrigues; Maria E. M. D. Oliveira; Richard D. M. Bezerra

O nosso projeto “geladeira inteligente” desenvolvemos um aplicativo chamado Gdate, com capacidade de captar todas as informações dos alimentos contidos na geladeira. O aplicativo é sincronizado com a geladeira, podendo obter todas as informações relacionadas a data de fabricação e lote, validade.

 

[214] GG Learning

Luis Henrique Dall Oglio dos Santos; Matheus Henrique Tirabassi

De forma a oferecer mais um método para apoiar o aprendizado em programação, desenvolvemos um site orientado a exemplos, junto a um material didático de forma que tenham mais uma forma de estudar e fixar os conteúdos de lógica de programação.

 

[220] IFAUTOBREW

Bruno A. Agnelli; Gabriel S. Corrêa; Gustavo L. Mangiavacchi

O trabalho consiste em uma solução automatizada para o controle do processo de brassagem para produção de cerveja artesanal, o projeto foi realizado visando uma maior facilidade para o cervejeiro, durante a produção da cerveja.

 

[217] IRRIGAUT – Irrigação Automatizada

Karoline A. Matos; Laura P. Brandolise; Maria Alice F. Lopes

O projeto, consiste no planejamento para execução de um sistema de irrigação automatizado, assim o consumidor que obtê-lo, não necessita fiscalizar e se preocupar com a irrigação de suas plantas, além de permitir que o crescimento da vegetação ocorra de forma saudável e economize água.

 

[207] Medidor multiparâmetros para análise da água

Abner T. L. Santos; Lucas A. dos Santos; Renivaldo L. da Silva

O projeto consiste no desenvolvimento de um medidor multiparâmetros capaz de monitorar variáveis importantes relacionadas à qualidade da água na piscicultura, objetivando o planejamento de ações preventivas para evitar que tais variáveis atinjam níveis críticos, o que poderia afetar a produtividade.

 

[212] MINA - Monitor Inteligente de Nível D'água

Erick H.A. Moreira; Henry S. Lomba; Samuel Q. Nunes

Após várias pesquisas, o grupo concluiu que o projeto deveria ajudar as pessoas a manusearem seus recursos eficientemente. Tendo em vista que água é um dos recursos mais importantes para a manutenção da vida, o grupo concluiu que deveria conceber-se uma forma de economizar a mesma.

 

[200] Monitoramento Quantitativo de Ambientes

Gabriel R. de Souza; Isabella B. de Souza; Lorena C. Liao

Criação de um sensor de movimento capaz de informar ao usuário quantas pessoas estão dentro de um estabelecimento em dado momento, de forma a garantir a segurança do público frente aos novos riscos derivados da pandemia de Covid-19.

 

[215] Os Multiletramentos nas aulas de Língua Portuguesa de ensino médio

Rodrigo R. Souza

Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, investiga a existência de espaço para uma abordagem voltada para os Multiletramentos nas aulas de língua portuguesa de ensino médio integrado ao técnico do IFSP – Câmpus Salto, sendo que os seus resultados preliminares comprovam a existência desse espaço.

 

[229] Parole: um mecanismo de comunicação

Leonardo A. M. Pereira; Leticia S. Silva; Lucas Ricardo Rosa

O "Parole" foi planejado para abordar duas preocupações contemporâneas: a comunicação e a inclusão de pessoas com deficiência. Proposto como uma ferramenta de conversão de texto e voz, ele visa facilitar a interação entre deficientes visuais e auditivos, almejando um uso público, prático e universal.

 

[224] PLOTTER SPSB 2000 PROJECT

Lucas F. Velocini; Mateus Favero; Rian U. Fernandes

O Projeto escolhido foi a realização de um projeto de um plotter. Escolhemos esse tema graças ao preço de um plotter que no caso pode chegar até os R$ 14.000,00. Com a realização desse projeto poderemos ajudar os menos favorecidos a terem uma e conhecer sobre a área durante a montagem do plotter.

 

[228] POLICI.A Policiamento Autônomo

Hernando S. S. Junior; Thiago C. Lopes

O grupo desenvolveu um esquema para montagem de um sistema de segurança utilizando um Arduíno como central de controle, o objetivo era criar um projeto interessante que pudesse ser apresentado para os professores ao final do ano letivo, desenvolvendo os conhecimentos sobre componentes eletrônicos

 

[231] Ponte Levadiça

Brenda L. S. da Silva; Kennedy J Guimarães; Samilly V. C. Francisco

Nosso projeto é um breve estudo sobre a ponte levadiça, com enfoque na construção de um protótipo 3D. Para a construção 3D usamos o programa Fusion 360.

 

[218] Promodus - Protótipo Modular de Sobrevivência e Pesquisa Automatizado

Felipe N. Godinho; Nicolas A. A. Pereira; Renan D. de Campos

O intuito do PROMODUS é de manter um ambiente habitável para seres humanos em locais inóspitos utilizando componentes de fácil acessibilidade e incrível modularidade, permitindo assim a sobrevivência e a pesquisa nesses ambientes.

 

[203] Pulseira Alzheimer

Tiago Buzo Cavalcante Rodrigues; Valdemir Soares de Oliveira; Vinicius dos Santos

Se você familiar de algum idoso que costuma sair de casa sozinho, com certeza já ficou preocupado muitas vezes. Se este familiar for portador de alguma doença neurodegenerativa, como por exemplo o Alzheimer, essa preocupação é maior ainda, as chances de perde-se na rua são enormes e a possibilidade

 

[208] Retrovisores auto ajustáveis

Luciene da Silva; Maiara M. R. de Sousa; Sthefanie T. dos S. Figueiredo

Um familiar de uma de nossas integrantes tem problema de visão e por conta disso tem dificuldade de estacionar e trocar de faixa, sendo necessário fazer ajustes nos retrovisores. Desenvolvemos um dispositivo que fizesse isso automaticamente com apenas um toque e configurações pré-estabelecidas.

 

[222] Robô de Combate - Winter Challenge CantaridaBots

Barbara Bruzon; Débora E. de Moura; Gustavo d. Souza

O projeto consiste na construção de um robô de Combate para a inscrição e participação do evento da RoboCore, a Winter Challenge. Seu propósito é trazer conhecimento aos estudantes do Câmpus Salto e inspiração aos alunos interessados na área de automação e robótica.

 

[210] Sensor de Nível Hídrico

Arthur M. S. Leite; Matheus A. G. Ferreira; Nivaldo S. Junior

O projeto se resume à fabricação de um sensor de nível hídrico que se comunica por via bluetooth com o celular do utilizador. A idealização e execução ocorreu com o intuito de promover uma técnica útil na economia hídrica e financeira a famílias desabastadas do Brasil.

 

[209] Sensor que informa quedas em motocicletas

André Franco; Igor M. Ivanov; Jhonatan da C. Lima

Foi feito um sensor que é capaz de detectar o ângulo de inclinação de motocicletas e emite uma mensagem para um contato quando uma queda for identificada, fazendo com que o motorista seja socorrido mais rapidamente, principalmente em casos que ocorre desmaio ou em vias pouco movimentadas.

 

[226] Sistema de monitoramento de solo

Julio S. T Mendes; Lucas G. L. Cruz; Murilo A. Venturato

O Sistema de monitoramento de solo é um projeto voltado para a agricultura doméstica, tendo como função principal auxiliar e ensinar o usuário, deixando de maneira clara a umidade e o pH do solo no dado momento, além de utilizar um sistema de irrigação inteligente visando minimizar o gasto hídrico.

 

[197] Smart Coleira para animais

Carlos B. Neto; Diego E. Z. Picolomini; Victor G. Campos

A Smart Coleira foi desenvolvida com o intuito de deixar a vida dos donos de pets mais fácil, o dispositivo possui um sensor de sinais vitais que demonstra informações em relação à saúde do seu bicho e um sistema GPS com rastreador, que ajuda a encontrar seu animal em caso de desaparecimento.

 

[198] Super Green House

Daniel L. Alves; Murilo D.S. Nascimento

Moldamos o projeto, e buscamos os componentes para construção. Com isso desenvolvemos o desenho do projeto, também fizemos uma pesquisa de alimentos que seriam testadas, afim de controlar tanto a umidade, quanto a temperatura. Com os resultados, podemos aprofundar crescimento do projeto.

 

[211] Temporizador Pomodoro para gerenciamento de tempo

Guilherme Q. P de A. Cruz; Henrique P. Jimenes; Juliano V. Balarin

Visando aumentar os índices de produtividade das pessoas em situação de home office, decidimos desenvolver um temporizador ajustável para aplicação da técnica pomodoro em uma escala pequena, considerando um indivíduo apenas, mas podendo expandir a ideia para alcançar organizações maiores

Fim do conteúdo da página