Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Projetos de 2022

[57] (NOT) Healthy World

Aline N. B. Silva; Bruno D. Francisco; Luiz R. A. Uemori   

A ação humana tem sido, ao longo da história, responsável por danificar o meio ambiente, causando danos quase irreparáveis. Portanto, acreditamos ser nossa responsabilidade ampliar cada vez mais nossa consciência ambiental e mudar nosso comportamento, e ajudar os outros para que façam o mesmo.

 

[17] A agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável: cidades e comunidades sustentáveis

Nicolas M. Mello; Ana J. A. Sanávio; Rebeca G. M. Silva

O presente trabalho teve como proposta a análise da Agenda 2030 da ONU para o desenvolvimento sustentável e o foco no objetivo 11 que trata das cidades e comunidades sustentáveis.

 

[45] Acessibilidade à programação

Breno Castilho; Eduardo Martins; João P. Vicente; Nicolas B. Cantos; Nicolas  O. Menezes

A pesquisa que abordamos demonstra alguns pontos sobre o acesso à tecnologia e a internet no Brasil, pretendendo levar o público a se interessarem e a apoiarem nossa causa, levando oportunidades para que cada vez, mais pessoas busquem ter um conhecimento, formação em TI.

 

[71] Acionador de Alarme e Corte de Combustível via BlueTooth

Claudio M. Silva; Julio C. B. Santos; Carlos Norberto; Guilherme  O. Pereira

Acionar o alarme do veículo e bloquear o sistema de alimentação de combustivel  via bluetooth.

 

[22] Alexa para deficientes

Giovanna Silva; Raíssa V. S. Godoy

De primeira mão decidimos criar um aplicativo para ser implementado no dispositivo de assistente virtual para que com ela portadores de deficiência consigam realizar suas tarefas do dia com mais facilidade. Tivemos um empecilho no caminho e decidimos criar um aplicativo sem vínculo com a Alexa.

 

[14] Anoun, plataforma de conexão veicular

Matheus S. M. Silva; João C. S. C. Junior; Gabriel R. S. Batista

A plataforma Anoun consiste na interação do usuário com seu veículo através de um aplicativo para dispositivos móveis. Possibilitando visualizar a localização do veículo em tempo real e também controlar componentes como o alarme, vidros e travas elétricas, ar-condicionado, entre outros.

 

[79] As Escrevivências e o Pretoguês em Leite do Peito, de Geni Guimarães

Rebecca B. P. Quintino

A presente pesquisa faz uma leitura da obra Leite do Peito, de Geni Guimarães, partindo da relação com o conceito de escrevivência, de Conceição Evaristo, e com o termo pretoguês, cunhado por Lélia Gonzalez em 1988.

 

[85] Automatização da Iluminação do Estacionamento

José G. R. Neto; Vinicius E. X. Borges

Nosso projeto é um estacionamento que ao chegar um veículo, as luzes são ligadas após o veículo estacionar as luzes se apagam novamente através de um sistema de automatização com o Arduino, sensor LDR e Módulo laser.

 

[52] BioEarth - Ciclos Biogeoquímicos

Ana C. O. Santos; Ana C. A. Ozawa; Hemily D. Linhares

Os ciclos biogeoquímicos fazem parte dos processos da natureza para que a vida seja permitida neles. Com isso, o presente trabalho visa a melhor compreensão do corpo discente do Instituto Federal de São Paulo, Campus Salto através de um site informativo sobre os ciclos da matéria.

 

[77] BOOM - Sistema de segurança contra incêndios

João V. M. Teixeira; Lucas Riquelme; Isabelle G. Ferraz

Esse trabalho tem como foco de estudo o uso da tecnologia para segurança das pessoas. A justificativa para realizar uma pesquisa sobre esse tema deve-se ao fato de mais de 532 pessoas morreram de vazamento ou intoxicação de gás no Brasil, entre 2000 e 2017.

 

[38] Braço mecânico movido por mapeamento da mão

Igor S. Candiani; Eric S. Salvado; Ramon Ribeiro ; João V. S. Faleiros

O trabalho é a integração da mecânica, eletrônica e computação vista até o momento, sendo dividido em duas partes: um braço mecânico impresso em 3D e um leitor de movimento da mão, controlando o braço a partir dessa leitura. O Intuito foi desenvolver um projeto que desse ênfase em automação.

 

[35] Catraca IFSP - Controle de Acesso Automatizado

Stephany C. Carvalho; Wesley D. Batista; Arthur B. Mostaço

Criar uma catraca com um sensor que possa ler a carteirinha dos estudantes e controlar a entrada dos mesmos no IFSP.

 

[90] Chuveiro Automatizado

Anderson A. Campos; Octávio V. R. Silva; Pedro H. F. A. Novaes

Chuveiro Elétrico Automatizado, com regulação de temperatura da água, de acordo com a temperatura ambiente e ativação por meio de sensor de presença.

 

[68] Cidade Sustentável: Ecologic City

Maria E. Menck; Sarah B. Souza; Andressa Baratiero

O foco é fornecer um aprendizado de fenômenos naturais transformando saberes cotidianos em ferramentas de alfabetização científica coletiva. Os conteúdos aplicados na construção das maquetes e veículos com uso de matérias reciclados pelos alunos com o uso de energia renovável (fotovoltaica).

 

[74] Clean - Barco Coletor de Resíduos Sólidos

Victor A. S. Precoma; Bruno M. Sigrist; André R. Lourenço

Um barco autônomo que irá coletar resíduos superficiais de rios e lagos.

 

[6] Controle da irrigação inteligente com arduíno

Kauê A. D. Oliveira; Lucas M. S. Leite; Matheus O. Raveli

O trabalho visa automatizar a irrigação de plantas, da horta escolar, da EMEF "Prof. Antônio de Pádua Martins de Melo" utilizando primeiramente um protótipo com o arduíno. Desse modo, o projeto visa reduzir o consumo de água e possibilitar a irrigação quando os alunos estiverem ausentes.

 

[5] Coqueteleira Automática

Guilherme Dias; Raul Vieira; Paulo Pereira; Lucas Anjos; Bruno Cava

A coqueteleira automática tem a proposta de fornecer drinques de maneira prática e totalmente automatizada, além de apresentar um custo benefício a quem comercializa esse tipo de produto, pois, reduz a mão de obra e proporciona drinques a qualquer hora do dia e sem interferência humana.

 

[75] Corte Preciso

Alex N. Nanni; Felipe W. O. Silva; Kaiky F. Martins

O projeto consiste em colocar um bolo e medir o peso, e com as medidas poderá ser digitado quantas gramas do bolo o usuário vai querer, e a partir disso um laser alocado e programado com arduíno no projeto irá mostrar onde deverá ser realizado os cortes, para se retirar o total de gramas esperado.

 

[10] Demonstração óptica do princípio da Microscopia de Força Atômica

Marcos V. D. D. Nascimento

Utilizamos um laser refletido em um espelho preso a uma membrana vibratória como demonstração do conceito da Microscopia de Força Atômica.

 

[67] Desenvolvimento de software/aplicativo para gestão de propriedades cafeeiras

Thiago G. Vieira; Fabricio M. Oliveira; Edson Murakami; Bruno M. R. Melo; Rafael Rezende

Baseado no modelo da CONAB de gestão de custeios das propriedades cafeeiras, o projeto visa estruturar um software com interface intuitiva para auxiliar os proprietários das lavouras de café a realizarem a gestão, rastreabilidade da produção e emitir relatórios de produtividade dos talhões.

 

[58] Desenvolvimento de um braço robótico para a seleção de cargas

Júlia M. C. Cassillo; José F. B. Barrancos

A proposta deste trabalho ,é apresentar uma forma alternativa de acionamento de um braço robótico usando de sensores capacitivos e em especial a célula de carga , pois o mesmo tem a característica de não precisar do elemento humano para sua operação.

 

[95] Desenvolvimento e Teste de Aplicação Multiplataforma para Criação de Currículo usando o Framework/Biblioteca React Native

Vítor A. Oliveira; Victor A. Ortolan

É proposto o desenvolvimento de um aplicativo mobile, que auxilie usuários de diversos públicos na criação de um currículo em PDF, permitindo a atualização do mesmo. Foi utilizada a biblioteca Javascript "React Native" e realizadas pesquisas envolvendo o uso do currículo no mercado e a biblioteca.

 

[1] Dicas de Intercâmbio

Maria E. G. Santos

Nesse projeto, “Dicas de Intercâmbio”, os alunos serão encorajados a divulgar informações pertinentes sobre intercâmbio ao redor do mundo.

 

[27] Dispositivo para Medição e Controle de Consumo de Energia Elétrica

Anderson K. Silva; Erick L. C. Mendes

O trabalho consiste na instalação de um medidor de energia elétrica, utilizando Arduino como microcontrolador e sensores para medir o fluxo de corrente. Utilizando softwares específicos, sendo capaz de saber o consumo detalhado, emitindo relatórios e passando para um aplicativo de celular.

 

[66] EcoRecycle - Site para controle de resíduos

Victoria M. Fujii; Julia S. A. Carvalho; Letícia B. Bizerra

O presente trabalho trata-se de um projeto, cujo objetivo é o desenvolvimento de um sistema que auxilie o usuário na administração de seu descarte de lixo através de cadastros, gráficos e relatórios, com o fim de conscientizar a população em relação ao atual descarte exagerado de resíduos.

 

[24] Educação financeira introduzida a jovens do ensino fundamental

Gustavo S. Boffo; Caren A. Hayashi; Guilherme M. S. Oliveira

Como ensinar educação financeira aos jovens de 11 a 15 anos através de cursos e plataformas virtuais a fim de que se tenham melhores condições de vida e melhor entendimento acerca do assunto.

 

[41] ESPOSETA(E-commerce de camisas esportivas)

Victor H. Morais; Thiago T. D. Souza; Matheus P. Oliveira

 

ESPOSETA(E-commerce de camisas esportivas).

 

[58] Estufa Hidropônica de Precisão

Daniel L. Silva; João F. R. Barros; Lauro L. C. Junior; Samuel P. P. Barbosa

O projeto visa implementar um sistema IoT de agricultura de precisão inspirado no conceito “farm to fork”, propondo o cultivo próximo de áreas urbanas reduzindo os impactos ambientais, através da implementação de controle PID, reconhecimento de imagem e Machine Learning em uma estufa hidropônica.

 

[91] Fases do desenvolvimento das larvas de Aedes aegypti em água com produtos de uso doméstico

David M. Jesus; Vitor A. Santos

Esse trabalho consiste em testar diversos produtos de uso popular, usualmente comentado entre a população por serem ditos "eliminadores de larvas da dengue".

 

[29] FIRE - Sistema de Proteção Ambiental contra incêndios

Gustavo S. G. Brito; Eduardo Solano; Kaio L. Ferreira

Nosso trabalho será utilizando Arduino, uma ferramenta de baixo custo e muito eficiente. Teremos instalações a cada 100 metros nas áreas de proteção, onde terá um sensor de umidade, fumaça e temperatura. Nosso sistema será abastecido por placas solares e uma bateria.

 

[28] Fliperamas: Um estudo sobre o ambiente escolar como forma de lazer

Cláudia E. V. Souza; Heloísa L. Carvalho; Bruna B. L. Lizo

Observando que os fliperamas do campus poderiam melhorar o bem-estar dos alunos, foi decidido que era necessário entender a notabilidade deles. Após pesquisas virtuais, sua eficácia e a importância de um espaço de lazer para os estudantes foram comprovadas.

 

[43] Forno Solar: implementação nas escolas e na sociedade

Anna C. O. Obregon; Fernanda C. Fernandes; Mirelli M. Soares

O forno solar é uma resposta ecológica, econômica e prática à diminuição de gastos e filas do IFSP Campus Salto para o aquecimento de alimentos, na medida que, seus materiais podem ser reciclados e sua execução seja relativamente simples e menos prejudicial.

 

[50] FreeBook

Jacqueline S. Freitas; Julia L. Melo; Maria F. M. Amaral; Maria J. S. Souza

Um aplicativo de literatura, que realiza a função de disponibilizar livros gratuitos, facilitaria o acesso e o incentivo à leitura, principalmente para pessoas de classe sociais menos favorecidas.

 

[88] Identificador de nível de carga de baterias

Vinícius Vedolim

Projeto que identifica o nível de carga de baterias para paleteiras elétricas.

 

[46] Learning Machine

Júlia H. Bobsin; Talita G. Oliveira; Mariana A. Melotti; Stéfani F. Martins

O projeto foi criado com o objetivo de aprimorar o ensino de tecnologia. A máquina conta um sistema iot e cursos desenvolvidos pelo grupo. Ela consiste em uma coluna que ficará fixada na parede, o aluno acessará o kit e construirá o robô sozinho, apenas com auxílio do curso.

 

[83] Linguística forense: a linguagem como prova/evidência

Letícia A. Camargo

Atualmente, as ciências forenses vem sendo um tópico de discussão. A Linguística não é alheia ao caráter investigativo, já que pode contribuir em casos criminais que envolvem mensagens, cartas, ligações, etc. Nesta pesquisa, pretende-se fazer um levantamento da Linguística forense e suas vertentes.

 

[37] Literatura Juvenil

Caroline Crepaldi; Endylli B. C. D. Nascimento; Felippe L. Barbosa

A literatura nas últimas décadas está sendo substituída pela tecnologia. Procuramos então, utilizar a tecnologia para fortalecer o interesse literário.

 

[47] LocalizadorWifi

Ana F. Martins; Renan C. Fogaça; Renato Y. Teramoto

O presente projeto visa explorar as possibilidades de utilizar a placa de desenvolvimento ESP32 para a localização de veículos através de redes IEEE 802.11n de áreas urbanas, em que a quantidade de pontos de acesso wifi é alta. Com isso, dispensa-se o uso de módulos GPS.

 

[54] Localizaí

Giovana O. Silva; Isabelle B. Pereira; Vitor O. R. Jesus

Pretende-se desenvolver um aplicativo capaz de ajudar a organização de tarefas diárias de estrangeiros que estão vivendo em Salto. A razão desta pesquisa é a necessidade de estabelecer o desenvolvimento de tecnologia  aliada com a resolução de problemas, onde há escassez de projetos desse cunho.

 

[40] Modelo Didático de Controle

Jonathan  S. Santos

Este trabalho apresenta uma planta de controle didática que realiza o controle PID para ajuste do nível do reservatório baseado no set-point indicado. Tem como objetivo auxiliar no ensino e aplicação de conceitos teóricos aprendidos em sala de aula.

 

[80] Módulo de ativação remoto para elevador de ônibus

Gustavo M. Sá; Bruno T. Cunha; Eduardo M. S. Silva

Elevador para auxílio e inclusão de pessoas com deficiência física em transportes públicos, mas, com a inovação do manejamento desta tecnologia de forma remota.

 

[59] Mulheres e a tecnologia

Ana J. D. Carmo; Leticia P. Antonio; Maria C. Ribeiro; Sophia A. M. Ribeiro

No mundo atual muito se diz sobre a área da tecnologia, mas não é suficientemente dito sobre a escassez de presença e reconhecimento das mulheres da área, mesmo sendo muito importantes.

 

[93] Música e Literatura: um olhar para os processos de migração e exclusão na sociedade brasileira, a partir de “Torto Arado” e “Yá yá Massemba"

Naomy A. J. G. G. Ribeiro; Vanessa P. Sales

Este trabalho é um recorte de uma pesquisa maior, que estuda a realidade brasileira a partir da análise de músicas e de textos literários que retratam as vivências de migração, exclusão e da condição da mulher. Abordaremos a intersecção entre as obras “Torto Arado” e a música “Yayá Massemba”.

 

[26] O hábito de leitura entre os jovens do IFSP/Salto

Anny C. V. Cunha; Cristhiane L. Inagawa; Giuliana B. Bergamini

O presente trabalho tende a descrever um projeto, denominado Escritores da Liberdade, visando a construção intelectual e cultural desses jovens. Por fim, pretende-se responder à questão: “Um clube de leitura, reduziria o pouco aproveitamento dos alunos em relação ao ensino, à leitura e à escrita?.

 

[69] O Impacto da Covid-19 nas Relações Internacionais: o Discurso Keynesiano nas Gestões Públicas em Tempos de Crises

Wellington N. Marcondes

É por meio de políticas fiscais e monetárias sólidas voltadas ao crescimento do país que o Estado age durante períodos de crises extremas, estimulando a volta o crescimento interno e externo do país (demanda agregada), por meio de investimentos massivos, e, assim, fomentando a geração de empregos.

 

[70] Para-Raios Acessível

Deivide P. Silva; Rafael G. Silva

Modelo de Para-raios inovador e funcional com materiais acessíveis em menor escala, para que qualquer pessoa possa se proteger de uma descarga elétrica.

 

[65] Passe Bem - Controle de Acesso em Condomínios

Marcos Rossi; Welington Ciriaco; Gustavo H. Almeida

Ao chegar o veículo com o TAG cadastrado no sistema próxima a cancela, a cancela abrirá para a liberação do veículo.

 

[63] Patinete Motorizado

Milena C. S. Santos; Rafaella D. A. Calocini; João V. C. Miranda; Sabrina L. Costa; Rhamza M. Mourad

Este projeto foi realizado para criar um patinete elétrico, utilizando eletrônica e programação por meio da plataforma de prototipagem Arduino e, dessa forma, arranjar um processo novo e de menor custo para a fabricação, facilitando a produção, incentivando o uso e modo sustentável de locomoção.

 

[64] PLOFT- Assento Sanitário Inteligente

Alan S. Figueiredo; Vinicius Pantaleão; Silso A. Oliveira

Pensando em facilitar a higiene pessoal de todos, contra contaminações e expansão de bactérias nos ambiente sanitário, vimos neste projeto uma oportunidade de atender as necessidades necessárias para a redução da proliferação de bactérias pelo ambiente sanitário.

 

[44] Portal da Arte

Isabelle Souza; Luísa S. Mota; Tainá B. E. Silva

Montamos um projeto voltado para a arte sabendo que é algo invisível. No nosso dia a dia esquecemos de observar as obras artísticas, e o nosso projeto influencia isso: a criatividade e reconhecimento de si próprio. Colocamos em prática produzindo um site e procurando por patrocínio e divulgações.

 

[32] Processamento digital de imagens - Uma análise ambiental

Gabriel R. Iope; Rafael A. Abreu; João P. Gebara

Se trata de um software de análise, que identifica o nível de desmatamento.

 

[87] Projeto Abacaxi! CASCA DURA

Thomaz V. Cassali; Julio Silva

O trabalho mostra o uso da fruta abacaxi e o uso da casca como reutilização, para fins comestíveis nas mais diversas receitas possíveis, no decorrer do trabalhos será mostrado a utilização da casca de Abacaxi para preparo de geleias, sucos, tepache.

 

[51] Protect Pets

Anita N. Rodrigues; André O. Abrantes; Lucas G. Steves

Tendo em vista o índice de maus-tratos aos animais, o grupo iniciou com a ideia de criar um site que torna possível intermediar os animais abandonados com pessoas dispostas a ajudá-los. Com isso, buscamos aumentar o número de pessoas engajada e evidenciar as falhas na lei, visto sua branda pena.

 

[81] Recicle Cat Runner

Willian J. Z. Silva; Gadiel M. Vieira

Recicle Cat Runner é um jogo onde você corre infinitamente catando lixos jogados no chão. Conforme recicla o lixo (o personagem vai correndo) a velocidade e a pontuação aumentam (em metros).

 

[55] Retirada de Materiais

Gabriel S. Corrêa

O projeto consiste em uma caixa de MDF de 3 mm, que contém um display touch controlado por uma interface desenvolvida em Java. Essa interface é executada por um Raspberry Pi e permite que o usuário manipule e insira os dados em um banco SQLite do sistema através do display.

 

[2] RLT Rocket Team: Demoiselle

Vitor H. F. Gomes; Manoela C. R. S. Oliveira; Giuliano S. S. Pierro

O veículo lançador está sendo desenvolvido com o objetivo de atingir uma altitude de um quilometro utilizando métodos de manufatura como impressão 3D. Desenvolvendo todos os componentes para o veículo. Durante o voo o foguete gravará todos os dados.

 

[39] Scanner Monkeypox - Detecção de Doenças Através do Reconhecimento Facial

Gabriella P. Morais; Gabriel E. O. Santos; Flávia A. E. Silva; Sara M. Falcão

O projeto irá detectar os sintomas da doença da Monkeypox (Varíola do macaco)., o projeto será realizado a partir da linguagem Python e se estenderá para o uso do reconhecimento facial, onde analisará e dirá se existe sintomas da doença, se houver no dispositivo aparecerá "sintomas prováveis".

 

[16] SDL - Doenças Transmissíveis

João V. Miotto; Michel A. Silva; William N. Oliveira

Fizemos uma pesquisa referente à doenças altamente transmissíveis e com essa base, resolvemos criar um programa que identifique surtos de doenças altamente transmissíveis à partir de um Bot que coleta todos os dados necessários e os lança em nosso aplicativo que fará tudo funcionar.

 

[9] Sistema Anti-Sono

Gustavo M. S. Oliveira; Marco A. Santos; Milena Y. Kushihara; Thiago G. Vieira

O sistema anti-sono se baseia no monitoramento do motorista durante o seu percurso com a finalidade de prevenir acidentes causados pela sonolência e fadiga. Por meio de câmeras e sensores de temperatura integrado à biblioteca MediaPipe, o sistema identifica e alerta o usuário a manter-se acordado.

 

[25] Splash - Dispositivo para Detecção de Cabeça d' Água em Cachoeiras

Rafael B. Puya ; Murilo H. Q. Oliveira

Cabeça d´água e um fenômeno da natureza onde ocorre o aumento rápido e repentino do nível de um rio ou cachoeira. O projeto tem o intuito identificar o começo da cabeça d´agua é avisar banhistas que estejam no ambiente é assim possam se retirar e procurar um mais seguro.

 

[31] Teclado ocular

Pedro L. F. D. Prado; Gustavo H. Camargo; Rafael F. Mello

O projeto em questão tem como objetivo possibilitar a escrita para aqueles que não conseguem utilizar seus membros para escrever. Necessitando apenas de uma câmera, o usuário conseguiria escrever frases e se comunicar apenas utilizando seu olho.

 

[15] ToITec - Fechadura Eletrônica

Pedro J. G. Sejas; Cesar M. Leonardo; Lucas G. Fernandes; Guilherme F. F. Silva

Neste trabalho, é mostrado o projeto de uma fechadura eletrônica totalmente inovadora, que é acionada através de um aplicativo personalizado, um dispositivo chamado "Beacon" para comunicação via Bluetooth e uma base de dados assegurada pela Google para armazenamento de dados dos usuários.

 

[7] Torre Hidropônica

Caian R. Toaldo; Fabio R. Leandro; Gabriel R. Quinalia; Valentina L. Caos

Torre Hidropônica para cultivo doméstico, esse projeto busca a automação do processo de cultura por meio da hidroponia, que consiste na absorção de nutrientes pelas raízes sem a necessidade do uso de solo, trazendo mais praticidade e a comodidade do cultivo orgânico em casa de maneira otimizada.

 

[4] Túnel de Vento com Instrumentação IoT

Juan V. R. Miccerino; Denzel H. Dias; Michel A. Cruz

Em decorrência as anuais competições de AeroDesign organizada pela SAE, houve-se a necessidade de criar um projeto com o intuito de analisar coeficientes de uma forma empírica. Para isso, foi criado o Projeto Túnel de vento com Instrumentação IOT, em parceria com a equipe de Aeromodelismo Taperá.

 

[18] Uma análise da influência do campo magnético no crescimento de mudas de feijão

Rômulo S. V. Silva; Gustavo R. Ferreira

Levando em consideração que o Brasil tem papel relevante na agricultura e na preservação da natureza, este trabalho tem como objetivo testar como a presença de um campo magnético constante pode auxiliar no crescimento de mudas de feijão, gerando um ganho de produtividade sem aumentar área plantada.

 

[72] XTSecurity - Dispositivo de Segurança para Motocicletas

Carlos Alberto; Jeniffer Roberta; Jefferson Fernando; Ricardo Augusto; Rodrigo Tezzey

Dispositivo para motos que sinalize proximidade, possível colisão traseira com sistema de alerta sonoro e visual, em caso de queda mandara a localização para um contato de emergência.

 

 

MOSTRA TECNOLÓGICA

 

[21] A Ética e Implicações sobre a Coleção de Dados

Alexandre Vale; Gabriel B. Silva

Este trabalho procurou analisar os contratos por clique utilizados para obter o consentimento do usuário. Dessa forma, verificamos de forma qualitativa e quantitativa os pontos éticos e morais de uso dos dados pessoais por provedoras de serviço online e como a LGPD nos ajuda nesse cenário.

 

[19] A importância do UX (User Experience) em aplicações bancárias no cenário dos bancos digitais

Gabriele M. Barbosa; Rodrigo D. Oliveira

Este trabalho traz como ponto principal a importância do UX (User Experience) design em aplicações bancárias no cenário dos bancos digitais, visando o aumento desses bancos e a era digital em que a sociedade atual se instaura. Levantando conceitos da área e sua importância, como Design Thinking.

 

[49] Acidentes de Transito em São Paulo - Uma pesquisa com base em análise de dados

Gustavo P. Correa; Luis F. A. Santos

Uma análise de um banco de dados com registros de acidentes ocorridos em território brasileiro, providenciado pelo Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) e pelo Ministério da Infraestrutura. A analise focara no estado de São Paulo, e terá como objetivo encontrar padrões nos acidentes.

 

[42] Desenvolvimento de um sistema para monitoramento e notificação de valores glicêmicos

Marcel F. Mattos

O projeto trata da criação de um sistema de monitoramento e notificação de valores glicêmicos para controle de diabetes, com um sensor de comunicação sem fio e um aplicativo desenvolvido para exibir os valores da glicemia e notificar contatos de emergência caso ela ultrapasse determinados limites.

 

[20] Desenvolvimento de um aplicativo de Inventário Florestal

Bruno P. Reis

O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de um aplicativo que auxilia a coleta de dados de inventários florestais contínuos com parcelas permanentes em áreas institucionais. O aplicativo é desenvolvido para o sistema operacional Android, utilizando as tecnologias Flutter e JavaScript.

 

[30] Game-Based Learning: Como jogos podem ajudar na educação

André I. Pedroso; Luiz H. G. Melo

Este projeto abordará um estudo sobre Game-Based Learning e a utilização de jogos digitais em sistemas de ensino como ferramentas de auxílio e melhoria na aprendizagem.

 

[8] GGLearning: The Modern Way to Reach Programming

Miguel Sbrissa; Matheus H. Tirabassi

De forma a oferecer mais um método para apoiar o aprendizado em programação, desenvolvemos um site no qual é possível criar artigos juntos a quizzes voltados a auxiliar o leitor a compreender assuntos sobre programação.

 

[33] Localize - Plataforma Web para Divulgação de Comércios Locais

Davi Zancopé; Kennedy G. C. Barreto

Plataforma web com intuito de auxiliar pequenos comerciantes a divulgarem seus estabelecimentos e ajudar clientes a encontrarem comércios específicos.

 

[13] Mitigação de ameaças à sistemas IoT baseado em inteligência de ameaças

Vítor S. Andrêo; Lucas R. Matos

Apresentar o significado de dispositivos IoT e segurança de sistemas. Auxiliar usuários a adotarem boas práticas de segurança para estes, utilizando como base o conceito de inteligência de ameaças, método já utilizado em outras áreas de cibersegurança para proteger sistemas de ataques maliciosos.

 

[48] Reconhecedor de gestos de Libras

Angelo G. S. Queiroz; Bruna L. A. Real

O presente trabalho tem por objetivo minimizar as barreiras de comunicação entre falantes e não falantes de Libras, por meio do desenvolvimento de um software capaz de reconhecer e traduzir, para o Português, sinais e gestos em Libras.

 

[86] Reconhecimento de Veículos utilizando Redes Neurais Convolucionais

Gabriel L. Ribeiro; Huan P. F. Souza

Com a grande quantidade de automóveis que passam por dia nas dependências do IFSP - Campus Salto, tanto de professores quanto de pessoas externas que precisam utilizar o estacionamento da Instituição, foi vista a possibilidade de reconhecimento de carros, através da marca, modelo e cor do veículo.

 

[11] Uma análise sobre o viés no processo de reconhecimento facial

Heloísa S. Silva; Lucas M. Santiago

Considerando o grande avanço na utilização de sistemas baseados em inteligência artificial, que vem se caracterizado por diversos tipos de métodos biométricos, como o sistema de reconhecimento facial, no qual tem a possibilidade de que possam ter alguns problemas.

 

[94] Uso e aplicação de conceitos de Data Observability para manutenção e utilização de um banco de dados

Erick M. C. Ferreira; Vitor U. L. Silva

Nos últimos anos cresceu exponencialmente os dados obtidos pelas empresas, que são desafiadas a gerir, manter e utilizar esses dados. Aqui propomos a aplicação de Data Observability como ferramenta de gestão de dados, de modo estruturado para permitir a avaliação do resultado em tempo real.

 

Fim do conteúdo da página